segunda-feira, 21 de abril de 2008

Fofas

Olá gente!!! Segue com os termos de ballet... ---J--- JAMBE - Perna. JETÉS - Jogados. Passo de allegro. São diferentes tipos de saltos. Pode ser petit jeté, jeté ordinaire, grand jeté, grand jeté en avant, grand jeté en tournant, jeté passé, jetés battement, jetés elancés e, na escola russa, ainda o jeté fermé. Grand jeté pas de chat Jeté renversé en dehor Jeté renversé en dedan Petit jeté fermé JETÉ BATTU - Jeté batido. Ambos jeté dessus e jeté dessous devem ser batidos. JETÉ ENTRELACÉ - Jeté entrelaçado. Um termo dvindo da Escola Russa. Este jeté é feito em todas as direções e em círculo. É geralmente precedido por um chassé ou pas couru para dar ímpeto ao salto. Na Escola Francesa é chamado de "grand jeté dessus en tournant"; no método Checchetti é "grand jeté en tournant en arrière." Jeté entrelacé Tarasov JETÉ, GRAND - Um grande jeté. Neste passo as pernas são jogadas a 90 graus com um salto correspondente. É feito pra frente em attitude croisée ou effacée, e em todos os arabesques. Deve também ser feito para trás com a perna elevada tanto em croisé como em effacé devant. Grand jeté é sempre precedido por um movimento preeliminar, como um glissade, pas couru ou coupe. JETÉ EN AVANT, GRAND - Um grande jeté direcionado para a frente. Um grande salto para a frente precedido por um movimento como pas couru ou um glissade, que dá o impulso necessário. O salto é feito com o pé que é "jogado" para a frente, como um grand battement a 90 graus, onde a altura do salto depende da força do calcanhar e o tamando da perna, também levando em consideração o impulso da outra perna que fecha. O bailarino tenta permanecer no ar em um attitude ou arabesque bem definido e cai ao chão na mesma pose. É importante inicar o salto com um singelo plié e e terminá-lo com um suave e controlado plié. JETÉ EN DERRIERE, GRAND - É igual porém com o attitude derrière. Tanto um como o outro podem ser executados sobre o mesmo ponto ( no lugar) ou com deslocamento do corpo para frente ou para trás. (RAD). JETÉ, PETIT - Um pequeno jeté. Do demi-plié na quinta posição o pé que trabalha desliza pelo chão até alcançar a posicão à la demi-hauteur. O pé de base então descola do chão e aterrisa em fondu na perna que trabalha com o outro pé extendido no ar ou em sur le cou-de-pied. Petit jeté é feito dessus, dessous, en avant, en arrière e en tournant.

Fotinhos lindas

Dicas da bailarina

Endurecendo as Sapatilhas Aplique cera líquida (aquela de assoalho) na ponta com uma escova de dentes velha. Aplique somente na parte externa da sapatilha, e somente onde a dureza é desejada. Encha a caixa com jornal, e coloque as fitas dentro da sapatilha. Coloque-a em um forno frio e asse aos 250 graus por 3 minutos. Desligue o forno e deixe as sapatilhas lá dentro durante toda a noite. Abra um espaço entre as palmilhas de reforço, espalhe a cola uniformemete para evitar protuberâncias na sola , deixe secar por 1 ou 2 dias , ou então até a sapatilha perder o cheiro da cola . Para algumas bailarinas este truque pode durar até três meses. Vá até um sapateiro de confiança e peça para que ele encha sua sapatilha de "tachinhas" , peça para que ele distribua uniformemente e para que tenha cuidado para não machucar seu pé . Ele não deve lhe cobrar mais de R$ 5,00 , que já é um preço alto . Este truque não é para remediar , e sim para prevenir , com este segredinho , suas sapatilhas demorarão mais para quebrar . Quebre a sapatilha (pode ser na porta , na cadeira , onde der )na altura de uns três dedos contados a partir do calcanhar. Este truque ajuda a quem tem muito peito de pé . Para este truque você vai precisar de um elástico grosso (cerca de dois dedos de largura ) da cor da sapatilha , linha e agulha . Costure o elástico na abertura inicial da gaspe , cavidade próxima dos dedos , assim vai segurar o seu peito de pé , você não fará tanta força , logo , quebrará mais devagar a sapatilha. Se as sapatilhas de pontas que você está usando estiverem ótimas no seu pé mas um pouco moles nas ponteiras, coloque um pouco de verniz dentro da ponteira e movimente-a para que ele fique bem espalhado. Encontre algum lugar para que elas possam secar em pé apoiadas em alguma coisa durante 24 horas. Amolecendo as Sapatilhas A caixa da sapatilha (parte onde há o gesso) precisa ser "amassada" e moldada para encaixar-se à forma de seu pé. A sapatilha pode ser colocada no lado da dobradiça de uma porta resistente - entre a porta e sua moldura. A porta é então delicadamente fechada, pressionando a ponta e alargando a caixa. Um outro método é colocar as sapatilhas no assoalho e amassá-las (pisando diretamente na caixa) com o seu pé. Dobre a sola no lugar onde ela se encaixa na forma do seu arco do pé. Isto deve ser feito quase no fim da sola - NÃO NO MEIO! Para fazê-la flexível, é às vezes necessário dobrá-la para a frente e para trás diversas vezes, até que se dobre facilmente. Não exagere, pois se amolecer demais ficará difícil fazer os exercícios. Limpeza Faça uma mistura de "veja multi-uso" e "água" , diluindo um no outro , pegue uma escovinha(pode ser escova de dentes velha) e vá esfregando até ela ficar limpinha. Não fica nova , fica um pouquinho desbotada , mas é a dica que melhor funciona!! Pegue um paninho velho embebido em álcool e passe com carinho nas sapatilhas , elas ficam um pouquinho mais claras!! Esta dica não limpa , camufla a sujeira das sapatilhas , pegue "giz" de marcar roupa , rosa ou branco e passe até ficar uma cor homogênea . Lembrete , dá trabalho e tem que ser feita na hora do espetáculo! Evitando o Barulho As sapatilhas novas, normalmente, fazem um ruído muito desagradável. Para espetáculos, os dançarinos devem acabar com o ruído das pontas, fazendo-as absolutamente silenciosas. Isto pode ser feito batendo a parte de baixo da caixa de encontro a uma parede, ou com um martelo. É difícil dançar nas sapatilhas que têm a sola exterior grossa. As bordas desta sola podem ser chanfradas com uma faca, de modo que se ajustem ao cetim. Isto, geralmente, faz com que fique mais fácil subir na ponta, além de diminuir o barulho de quando são novas. Para Não Escorregar Chão com linóleo - Utilizando um ralador, rale a ponteira e o solado da sapatilha. O ralador mais fino é o ideal. O ralador pode ser substituído pelas pontas de uma tesoura ou canivete, onde você deverá efetuar riscos na ponteira e no solado da sapatilha. Chão com linóleo - Utilize coca-cola dissolvida com um pouco de água em um pano úmido e passe no palco antes da apresentação. Chão de madeira - Respinge água no chão utilizando um regador ou algo que possa umedecer o chão sem deixá-lo alagado, pois água em excesso poderá ter o efeito ao contrário. SAÚDE Bolhas O que é bolha ? Acúmulo de fluido entre as camadas interna e externa da pele, devido ao excesso de fricção, uso de calçado apertados, queimaduras ocasionadas pelo frio, calor ou muito sol, doenças na pele, alergias e irritações na pele provocadas por agentes químicos. Existem vários motivos que, isolados ou combinados, proporcionam o aparecimento de bolhas. Os mais comuns são:a) suor, que amolece a pele e a deixa mais sensível ao atrito;b) desajuste das meias, causando uma fricção irregular entre meia e pele;c) tomar banho quente antes de caminhar;d) utilização de calçados inadequados e não impermeáveis; costuras ou protuberâncias internas do calçados. Evite furar as bolhas, pois isto aumenta a possibilidade de infecção. Não mexa na bolha por 24 horas, para permitir que ela cure por si só. Elas secarão e a pele se desprenderá em uma a duas semanas. Enquanto isto, proteja a área colocando um anteparo, com uma abertura no centro, sobre a bolha. Cuidado: Se a bolha se romper acidentalmente, recorte a pele solta. Mantenha a superfície limpa lavando-a duas vezes ao dia com um sabão antibacteriano. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para ajudar a cicatrizar. Unhas Encravadas O que são unhas encravadas?A unhas podem encravar quando parte da unha empurra o canto do dedo do pé e geralmente as causas podem ser sapatos muito apertados. Quando uma unha encrava, o dedo torna-se sensível ao tato, vermelho e inchado.Que cuidados devem ser tomados?- Coloque o dedo de molhoColoque o pé de molho durante 20 minutos duas vezes ao dia em água morna com um pouco de sabão bactericida. Enquanto o pé estiver de molho faça uma massagem sobre a parte inflamada da cutícula.- Use uma pomada antibiótica.Aplique a pomada antibiótica cinco ou seis vezes ao dia .- Corte o canto da unha.A dor é causada pela fricção da unha contra a cutícula exposta. O médico se encarregará de cortar este canto o que será preciso fazer apenas uma vez para facilitar o crescimento da unha sobre a cutícula ao invés de crescer enterrada nela. Ao colocar o pé de molho, procure dobrar o canto da unha para cima.- Não use sapatos.Calce sandálias ou fique descalço o máximo possível para evitar a pressão sobre a unha, mas quando tiver que usar sapatos fechados, proteja a unha encravada da seguinte maneira:- Se o lado interno estiver machucado, coloque uma esponginha presa com fita adesiva entre o dedão e o outro dedo a fim de evitar que fiquem se tocando. Se o lado machucado for o externo, coloque uma esponginha com fita adesiva na parte externa do dedão para evitar que a unha fique tocando a parede do sapato.Como posso prevenir as unhas encravadas?Previna a recorrência das unhas encravadas desfazendo-se dos sapatos de bico fino ou que ficaram apertados. Corte as unhas retas deixando os cantos.Procure ajuda médica imediatamente se:- Tiver febre.- Observar estrias avermelhadas que se estendem além do dedo.- O pus ou a secreção amarelada não sair em 48 horas de tratamento.- A cutícula não sarar completamente após 2 semanas. Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health" Bantam Books.Copyright © 1999 Clinical Reference Systems

domingo, 20 de abril de 2008

Dança,bailarina,dança...Põe nos teus passos toda a harmoniaE toda a poesia nas pontas de teus pésEm gestos nobres,faze surgir a fé!!! Gira,bailarina,gira...Vai girando e semeando amor,Mais depressa que as voltas do mundo,Pra que haja tempo de matar a dor!
Baila,bailarina,baila...Traze contigo a primaveraPra florir os campos,florescendo a Terra,Numa explosão de cores que tua dança encerra. Faze de tua arte uma suave preceCapaz de enternecer os corações de pedraFaze tua música soar tão altoCalando assim os estopins da guerra!!!
Mostra ao Homem que o teu bailadoExpressa a vida nesse simples ato...Onde o amor é tudo,onde o amor é nato. Que em teus saltos ponhas tua garraSeguindo sempre a luz de teu clarão,Quebrando muros para unir os povosNum universo único,onde se dêem as mãos.
Abre tua alma,no explendor da dança...Não desistas nunca e verás,enfim,Bailar no campo,doce e cálida esperança,Em meio às flores de um lindo jardim...

Sua aula

DICAS PARA BAILARINOS E ESTUDANTES
Sua aula
1. O balé é exaustivo e toma muito tempo, mas também é excitante e criativo, e muitos bailarinos tornam-se totalmente dedicados à sua profissão. É um mundo muito particular. Como disse Errol Pickford, estudante da Royal Ballet School: "Uma vez que se decide fazer dança com seriedade, tem-se que trabalhar arduamente o tempo todo, mesmo nas férias".
2. Curiosidade: quando era menina, Margot Fonteyn viu, certo dia, um cartaz em que havia uma bailarina e perguntou à sua mãe que era ela. "É a Pavlova, a maior bailarina do mundo". "Então eu serei a segunda maior". Todas as pessoas que se dedicam à dança necessitam dessa confiança, embora nem todas possam chegar a ser uma primeira bailarina absoluta e presidente da Royal Academy of Dancing. Entretanto, embora possam ter consciência de que nunca ascenderão ao topo, muitas sentem ter realizado, através da dança, a maior ambição de suas vidas.
3. A vida do bailarino profissional e até mesmo do estudante exige considerável dose de auto disciplina, pois é importante que aprenda, desde cedo, a ser independente. Por exemplo, você deve procurar cuidar pessoalmente de suas roupas de treino diário e assegurar-se de que estão limpas e em bom estado de conservação.
4. Dê-se um breve momento de descontração e situe-se num estado de espírito adequado, antes de começar as aulas. Fazendo isso por si mesmo, você estará se ajudando a sentir mais confiança e segurança pessoal.
5. Uma vez iniciadas as aulas, ouça cuidadosa e atentamente, e procure memorizar o que lhe está sendo solicitado que faça. No início, é possível que você ache isso difícil, pois muitos movimentos que parecem simples precisam ser repetidos muitas vezes até serem executados com perfeição.
6. Não seja tentado a conversar com seu vizinho, pois além de não estar ouvindo as instruções de seu professor, também estará perturbando a concentração dos outros alunos.
7. O professor corrigirá seus movimentos de tempos em tempos. Procure entender onde você está errando e empenhe-se em fazê-los corretamente. Preste atenção às correções dos outros alunos; elas podem aplicar-se também ao seu caso.
8. Não existe melhor maneira de aprender a dançar do que estudar com outras pessoas que estão igualmente interessadas e motivadas a obterem êxito. Assim, você poderá julgar seu próprio progresso e comparar-se com os outros alunos. Se você tem um determinado defeito que necessita de correção, o seu professor pode pensar que aulas particulares sejam recomendáveis. De modo geral, entretanto, a aprendizagem em classe é melhor, já que as aulas particulares tendem a concentrar-se mais nos pontos fracos, o que pode levá-lo a se sentir um tanto pessimista quanto às suas chances de êxito.
9. Embora requeira um tremendo esforço, a aula de balé também deve ser divertida. Se for interessante, a música de acompanhamento pode aumentar consideravelmente o prazer das aulas de balé. Ouça a música, pois ela afetará o modo como você se expressa nos movimentos. Afinal de contas, a dança é uma arte.
10. Às vezes, você poderá sentir que não está progredindo com suficiente rapidez; porém, seja paciente e confie no seu professor. Anos de experiência ensinaram-lhe a observar o seu desenvolvimento e a decidir sobre a cadência adequada para cada aluno. Fazer coisas demais muito cedo pode ser mais prejudicial do que conter-se um pouco.
11. Um pequeno desconforto é normal numa aula de balé, mas não se submeta a um esforço exagerado, visto que, por mais que a aula seja dada com cuidado, acidentes sempre podem acontecer. Se você sentir alguma dor, informe seu professor imediatamente e proceda de acordo com suas instruções.
12. Trabalhar de maneira disciplinada não só ajudará você a conseguir muitos progressos na dança, mas também servirá de apoio em outras áreas de estudo, preparando-o, de um modo geral, para a vida no futuro.

Passos maravilhosos

FOUETTÉ - Do termo francês fouetté (chicote). Devido à grande diversidade dos vários passos, tanto da barra, de adágio e de allegro, denominados fouettés, é todo movimento seco (chicoteado) executado pela perna, ou pela perna e corpo, quando este faz um movimento, virando para o lado contrário da perna.

Grand Jeté

Aqui vai lindas fotos de Grand Jeté

Maquiagem

MAQUIAGEM DE PALCO
A distância entre a platéia e o palco geralmente prejudica a visão de nossas expressões faciais. Numa apresentação de dança, a expressão é importantíssima, como forma de transmitir qualquer sentimento ao expectador. A maquiagem de palco existe para isso e também para outros casos, quando pode chegar até a fazer parte do figurino. É importante, além de aprender, utilizar material de qualidade. A intenção da maquiagem de palco é abrir os olhos e realçar a expressão. Por isso, para cada tipo de olho (puxado, amendoado, redondo, caído) existe uma maquiagem ideal. Procure saber a forma mais adequada de fazer a sua maquiagem. E lembre-se que a prática irá aperfeiçoar sua maquiagem!
1. Espalhe pancake ou base (do tom da sua pele) por todo o rosto. Cuidado para o pescoço e o colo não ficarem com a cor diferente.
2. Contorne os olhos pelo lado de fora da pálpebra com um lápis ou delineador preto. O traço de cima nunca se encontra com o de baixo, e nos cantos de fora dos olhos alongue os dois traços paralelamente.
3.Passe a sombra colorida logo acima da pálpebra, passando o pincel de dentro para fora (no sentido do nariz para as orelhas). O colorido da sombra não deve ficar apenas acima dos olhos, mas deve alongar-se um pouquinho para os cantos de fora. (Ver desenho)
4. Entre as sobrancelhas e a sombra colorida, passe uma camada de sombra branca, espalhando no mesmo sentido.
5.Todas as formas de se alongar os cílios são válidas (curvex, cílios postiços, etc.) O rímel é obrigatório!
6. O blush deve ser passado na diagonal boca-alto da orelha. Para isso, faça bico com a boca como quem vai dar um beijo, e onde a bochecha ficar funda passe o blush. Sempre de dentro para fora. 7. Se a sua sobrancelha for muito rala ou curta, aumente-a com um lápis preto ou marrom. Lembre-se que a sobrancelha no palco deve ser realmente longa, estendendo-se além dos olhos. Nunca alongue a sobrancelha para baixo, pois você fica com cara de choro!
8. O batom também é imprescindível. Tons escuros como marrom, vinho ou roxo podem deixar a boca preta no palco, quando a luz azul é refletida.
9. Um traço de lápis branco na parte de dentro da pálpebra inferior valoriza e abre o olhar. Uma maquiagem básica para o palco é esta mostrada abaixo, com ela não há perigo de errar. Claro que dependendo do gosto e experiência de cada um ela pode ser aperfeiçoada.

COPPÉLIA

COPPÉLIA
Ficha Geral
Nome: Coppélia.
Coreografia: Arthur de Saint-León. Música: Léo Delibes. Libreto: De Nuitter e Saint-León. Cenário: Cambon, Despléchin e Lavastre.
Estréia: O bailado estreou no Teatro Imperial da Ópera de Paris no dia 25 de maiso de 1870. Principais papéis: Nos principais papéis estavam Giuseppina Bozacchi (Swanilda)-então com 15 anos -e E. Fiocre (Frantz).
História Ato I: Praça de uma cidade da Cracóvia. Swanilda está enciumada: seu noivo, Frantz, parece estar apaixonado pela suposta filha de um fabricante de bonecos, o Dr. Coppelius. Coppélia, porém, não passa de uma boneca mecânica que faz o movimento de atirar beijos, no que é respondida por Frantz. Swanilda o surpreende nessa atitude e ameaça romper o noivado. Para provar sua indiferença, dança uma czarda com os amigos. Ela recolhe a chave que o Dr. Coppelius deixara inadvertidamente cair e chama as amigas. Temeroso, o grupo abre a porta e entra na loja do misterioso velhinho.
Ato II: Interior da loja. Coppélia está sentada entre outros bonecos, tendo um livro nas mãos. Ao se aproximarem, Swanilda e as amigas descobrem que ela é uma boneca de corda. Aliviadas colocam todos os bonecos em movimento. Coppelius interrompe furioso e põem todas em fuga; menos Swanilda, que resolve pregar uma peça no velho vestindo-se com as roupas da boneca e assumindo o seu lugar. Entra Fratz , em busca da filha de Coppelius. Este aproveita a oportunidade para tentar realizar um sonho: através de passes mágicos transferir a vida de alguém para a sua Coppélia. Ele força Frantz a beber até que fique embriagado. Realiza então uma série de passes cabalísticos, Swanilda entra na brincadeira e finge ganhar vida, deixando o velho enlouquecido com suas danças rápidas e sensuais. Por fim, preocupada com o noivo, resolve acabar com o jogo e revela sua identidade. Coppelius desmaia e a dupla foge. Ato final: Esse ato é na verdade um brilhante divertimento. Os vilarinhos estão reunidos para celebrar a benção do sino da igreja e o casamento de Fratz e Swanilda. O Dr. Coppelius entra furioso exigindo uma indenização dos prejuízos causados em sua loja. O Burgomestre entrega-lhe uma bolsa e o ballet se encerra em clima de alegria e confraternização geral.

Dancers

Fantástico,Sensacional!!!

Dicas

Dicas
Confira algumas dicas para melhor desempenhar e aproveitar os ensinos do ballet clássico. Cabelos - A bailarina deve estar sempre com o cabelo preso, portanto o coque é um ítem muito importante antes de iniciar a aula ou uma apresentação. - Não há regras para o coque, apenas o cabelo deve ser puxado para trás, com gel ou grampos. Aconselha-se fazer um rabo de cavalo para dar mais firmeza e então fazer o coque, enrolando o cabelo em torno do rabo. Disciplina - É muito importante para os bailarinos se concentrarem durante as aulas e se dedicarem aos exercícios. Assim, progride-se rapidamente, além do aprendizado se tornar mais eficaz. - O uniforme é essencial, portanto cuide do collant, da saia, da meia-calça e das sapatilhas. Procure se arrumar para a aula de ballet, assim você agrada a si mesmo e aos professores. - Tente não se atrasar e, quando isso acontecer, procure se aquecer separadamente para não ter problemas musculares no decorrer da aula. - Preste atenção em todas as correções, muitas vezes você comente alguns erros e não percebe, até o professor ou a sua coleguinha comentar a respeito. - Observe as alunas com mais experiência, aprende-se muito vendo como as bailarinas executam os passos. Sapatilhas de pontas - A sapatilha de ponta deve ser "moldada" ao pé, ou seja, é preciso amaciá-la no gesso e na sola antes de usá-la. Cada bailarina gosta de sua sapatilha de uma forma: dura, mole, justa, larga; enfim é preciso treinar e conhecer as marcas para saber qual modelo se adapta melhor a sua preferência; - Ao costurar o elástico e as fitas, procure fazê-los sem que "quebre" a linha do seu pé. Muitas vezes, costura-se muito em cima do "colo" (peito) do pé e a linha da ponta fica comprometida . - Asua ponta pode ser limpa com "Veja multi-uso" diluído em água. Basta esfregar esta mistura sobre a parte suja com uma escovinha. Maquiagem - Para aumentar a durabilidade da sua maquiagem, passe soro fisiológico sobre a pele;– Para disfarçar as olheiras, aplique o corretivo num tom mais claro que a sua pele;– Para que o batom dure mais tempo, aplique-o sobre a boca, em seguida passe um pouco de pó e depois o batom novamente;
Você é viciada em ballet quando...
...você usa longos corredores para treinar Grand Jetés; ...você tem mais sapatilhas de ponta do que sapatos normais;
...alguém te confunde com um pedaço de borracha; ...
em vez de dedos você tem bolhas nos pés;
...você sobe na meia ponta quando conversa com seus amigos;
...você se senta na abertura confortavelmente;
...você coloca sua sapatilha de ponta para alcançar objetos que estão em lugares altos;
...a dança é a vida, o resto é apenas um passatempo;
...piruetas e fouettés são as palavras principais de seu vocabulário;
...você conhece mais palavras em francês do que em inglês;
...você só consegue contar até oito;
...você ri quando alguém que não dança reclama que o pé está doendo;
...assistir tevê é a hora de se alongar;
...você promete nunca parar de dançar;
...você atravessa um corredor dançando ao invés de andar;
...todos os seus amigos estão jantando enquanto você está ensaiando;
...você faz pliés e tendus enquanto está na fila;
...você faz grand jetés nos estacionamentos e quando desce a rua;
...você tem os músculos mais fortes do que os meninos do seu colégio;
...você usa breu em vez de sabão;
...antes de qualquer coisa você conta 5 ,6, 7 e 8;
...você escova os dentes treinando sustentação devant, à la second e deriérre.
Gostou isto peguei em um blog bem legal de ballet!achei interessante e botei...

Ballet é vida!!!

Olá gente!Estou fazendo este blog para as amantes do ballet!
Sou uma verdadeira fissurada por dança.Nesse blog vocês vão saber
tudo sobre essa ARTE MARAVILHOSA QUE É O BALLET.E mais varias
interessantes coisas sobre o ballet...